Topo

Esses pontos de vista sobre ser gordo vão te dar uma nova perspectiva

Juliana Kataoka

13/10/2019 23h27

Na última semana, a chef Paola Carossela fez um tweet criticando o fato da Victoria's Secret ter escolhido sua primeira modelo plus size.


Na opinião dela, a modelo Alie Tate-Cutler não seria uma mulher plus size e, sim, uma mulher linda natural que se evidentemente se alimenta de comida.

Muitas pessoas bateram palmas para o que Paola disse.

E Paola inclusive respondeu um homem de forma dura dando a entender que se ele achava a mulher gorda, ele era quem deveria se preocupar com sua própria saúde.

Veja também:
Motivos para assistir Euphoria, a série teen feita para adultos da HBO
Nick Jonas e Beyoncé escancaram diferença quando homens e mulheres engordam
Parece que os homens amaram se ver com cara de idoso, as mulheres nem tanto

Mas nem todo mundo concordou com o que a Paola disse. Flávia Durante, comunicadora produtora a Pop Plus, feira de moda e cultura plus size, deu seu ponto de vista sobre o porquê é OK chamar Alie Tate-Cutler de modelo de plus size porque ela de fato o é.

E falou sobre as nuances que tornam a fala de Paola inclusive problemática.

Dias depois surgiu uma notícia sobre Bruno Romano, que que seria o primeiro gordo da história a participar do reality De Férias Com o Ex – Brasil.


No interior da matéria, apesar de dizer que se aceita com qualquer peso, Gabriel Romano achou necessário se explicar no Instagram porque apareceu mais gordo no reality.

Muita gente ficou incrédula pelo fato de Bruno estar sendo chamado de gordo.

Caio Revela, um youtuber que fala sobre positividade corporal e moda plus size, fez um vídeo onde comentou todos os pontos problemáticos na notícia.


No vídeo, ele destaca o fato de Gabriel não ser gordo e, sim, uma pessoa padrão que só está um pouquinho fora desse padrão, mas que ainda usufrui de todos os privilégios de ser uma pessoa padrão.

Na opinião dele, uma pessoa gorda é aquela que tem dificuldades para encontrar uma roupa que sirva, que lida com problema de acessibilidade, que não consegue encontrar uma cadeira adequada para seu peso nos lugares, que quando vai ao médico só recebe uma orientação de emagrecer antes de qualquer diagnóstico.

E discorda que, ao contrário do diz o título, Gabriel esteja se aceitando. Na opinião dele, se aceitar é se olhar com mais carinho, não ficar se explicando pelo seu corpo ou dizendo que o estado atual de seu corpo é uma fase.

E, apesar de lamentar o fato de que ele esteja sofrendo body shamming, o fato de chamarem Gabriel de gordo invisibiliza toda uma comunidade de pessoas realmente gordas com desafios muito mais graves pra enfrentar diariamente.

E algumas pessoas relembraram inclusive o caso de Cleo Pires que revelou no Fantástico na semana passada estar sofrendo ataques na internet depois de ganhar 20 quilos.

Siga o Quicando nas Redes:
Twitter: https://twitter.com/blogquicando
Facebook: https://www.facebook.com/blogquicando/
Grupo no Facebook Quicando: https://www.facebook.com/groups/326104301631260/

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando