Topo

Aqui está a razão porque tem tantos perfis russos visualizando seus stories

Juliana Kataoka

23/06/2019 20h27

Você já se perguntou porque alguns perfis russos com monte de seguidores estão vendo os seus stories? Este é um relato que já está se tornando comum e frequente tanto no Facebook quanto no Twitter.

Reprodução / Facebook

Algumas pessoas estão tão boladas com estes visitantes desconhecidos que estão até cobrindo a câmera frontal quando ela não está em uso por medo de hackers e invasões.

Reprodução / Facebook

Mas, pelo menos pelo que a gente sabe até agora, não há nada que você deva se preocupar. Existe uma explicação para todas essas visualizações.

Reprodução / Google Translate / tjournal.ru

Na Rússia em meados de maio, as pessoas começaram a perceber algo muito parecido com o que com que a gente está percebendo agora aqui no Brasil – os stories das pessoas começaram a bombar de visualizações de desconhecidos tanto da Rússia quanto de países fora de lá.

E a história que virou notícia por lá é que algumas agências russas de social mídia estavam vendendo pacotes de visualizações em massa nos stories alheios e essa estratégia ganhou até nome por lá, o masslooking.

Funciona assim: um influencer ou empresa que tem tudo a ver com os seus interesses visualiza seus stories. Muitas pessoas por cortesia ou vaidade, acabam seguindo a marca ou empresa de volta. E pensa num povo que adora atenção e engajar na internet? Logo essas agências começaram a localizar seus pacotes de visualizações no público brasileiro.

Essas agências usam serviços conectados ao Instagram que fazem com que um único perfil seja capaz de assistir cerca de 80 mil stories por dia ecobram em média menos de 1 centavo de dólar por story visualizado.

E como se proteger contra essas visualizações indesejadas?

Infelizmente não tem muito o que fazer. Por mais que você bloqueie alguns perfis, a depender dos seus interesses ou do banco de dados em que você foi parar, novos visualizadores spammers voltarão ao seu perfil todos os dias. O jeito é fechar seu perfil ou postar seus stories só para a sua lista de melhores amigos.

Veja também:
Tweet viral levantou debate sobre fotografar desconhecidos sem autorização 

No limiar da Vaza Jato, filtro Lula Livre bomba no Instagram

Este salgado de presunto e queijo tem tanto nome que fica difícil de pedir

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando