Topo

No limiar da Vaza Jato, filtro Lula Livre bomba no Instagram

Juliana Kataoka

20/06/2019 20h26

Se você esteve à toa na internet durante este feriado, você provavelmente viu no Twitter e no Instagram um novo filtro, como aqueles da Kylie Jenner ou do cachorrinho, para o Insta Stories bombando.

Passado q tem filtro Lula livre HAhahhaha pic.twitter.com/TMLWJJSGWQ

As pessoas estão usando o novo filtro das mais variadas maneiras.

E a impressão de que esse filtro está bombando não está errada, não. Entrei em contato com o Leal Heinz e ele conta que desde a publicação do filtro em seu perfil ontem, ele teve mais de dois milhões de impressões.

Reprodução / Leal Henz

Um número impressionante levando em conta que a base do Leal era de pouco menos de 5 mil seguidores e não é a coisa mais simples do mundo achar e usar filtro feito por terceiros no Instagram.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Leal Henz (@leal.rar) em

Você também pode ter acesso ao filtro clicando aqui.

Tecnicamente, qualquer pessoa pode criar um filtro no Instagram.

Você precisa dominar o programa de realidade aumentada deles, o Spark AR Studio, e ter um perfil beta no Instagram. O problema é que existe uma fila de espera para entrar na lista de usuários beta do Instagram e que segundo este texto pode demorar até seis meses.

Mas será que pode fazer conteúdo político por meio de filtro no Instagram?

Pelo fato de simplesmente ser político não existe nenhuma diretriz da comunidade que se oponha contra isso. Será que em breve a gente vai encontrar na timeline filtros como "Lula está preso" ou "Grande dia?

Veja também:
Teste: qual notícia recente mais representa sua vida amorosa no momento?

A Vaza Jato a conta-gotas não é por acaso e esta thread analisa o motivo

Teste: Qual Freixo rindo do PSL você está hoje?

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando