Topo

Tweet viral levantou debate sobre fotografar desconhecidos sem autorização

Juliana Kataoka

21/06/2019 22h05

Ontem (20) viralizou a foto de uma mulher impecavelmente arrumada, usando óculos escuros imensos, e tomando uma taça de gin tônica pink no metrô de Londres.

Reprodução / Twitter

A repercussão foi tão grande que a imagem foi parar em alguns dos maiores veículos do Reino Unido.

Reprodução / Daily Mail

As reações foram em sua maioria positivas e as pessoas compartilharam o tweet com mensagens como "minha heroína", "rainha glamourosa", e outros conteúdos de teor semelhante.

Mas começaram a aparecer também imagens da mesma mulher repetindo o comportamento no metrô em dias diferentes.

Reprodução / Twitter

E as pessoas começaram a se perguntar o quanto a exposição não autorizada – já estando claro pelas novas fotos que ela é uma pessoa facilmente reconhecível –  poderia estar afetando a vida dessa mulher.

"Fotografar estranhos sem permissão ainda é perturbador, mesmo se você acha a pessoa fotografada legal.

Eu não normalmente não me importaria com isso, mas esta mulher é realmente, realmente identificável e está fazendo algo tecnicamente ilegal – eu não tenho certeza que se este tweet seria sensivelmente pior se ele apenas tivesse escrito o que aconteceu no metrô".

Com essa discussão toda rolando, o autor da foto decidiu apagar o tweet e se justificou com essa mensagem.

"Eu apaguei aquele Tweet.
Recebi um e-mail de alguém que conhece aquela senhora. Não quero entrar em muitos detalhes, mas é pro melhor. Algumas (muitas) coisas são mais importantes que o Twitter".

Entrei em contato com o autor do tweet, Mark Locke, pra saber se ele tinha mais informações sobre a senhora e porquê ele deletou o tweet e foi isso que ele respondeu.

"Eu recebi uma mensagem de alguém que conhece a senhora da foto. Ela me pediu para apagar o tweet pois estava preocupado com ela. Foi apenas isso, de verdade", disse.

Depois de refletir sobre o assunto, Mark disse ter chegado à conclusão que não deveria ter postado a foto.

"De coração, compartilhei a foto na melhor das intenções porque eu achei que ela estava sendo brilhante. Mas eu ainda não deveria ter feito isso. E, eu deveria ter agido mais rápido pra tirar a imagem quando começou a viralizar", desabafou.

 

Veja também:
Sua reação ao menino que dá bom dia define o quanto você gosta de pessoas

Caso de Caco Ciocler mostrou que ninguém está 100% anônimo nas redes

Essa história, ficção ou não, deixou algumas pessoas sem dormir

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando