Topo

A verdade sobre o Sonic

Juliana Kataoka

05/05/2019 09h00

Recentemente foi divulgado o primeiro trailer do Sonic. As pessoas tiveram tantas opiniões que o estúdio está refazendo todos os gráficos do filme. Mas uma coisa que poucos comentaram foi que a versão brasileira não veio acompanhada do epíteto, "the hedgehog", como na versão em inglês. E existe uma razão para isso: não existe muito consenso em como chamá-lo aqui no Brasil.


Reprodução / YouTube

Mais ou menos a partir dos 2000, as pessoas passaram a chamar o Sonic por ouriço – a tradução de "hedgehog" do Google Tradutor. Mas quem cresceu lá nos anos 90, ficou com o registro de que o Sonic era um porco espinho. E, não sou só eu quem está falando isso, "sonic porco espinho" tem mais registros no Google que "sonic ouriço".

Reprodução / Google

Mas, fora a licença poética em ser azul, com qual animal da natureza o Sonic mais se parece? Troquei uma ideia com o Pirula, youtuber que tem um canal sobre ciência, biólogo e mestre e doutor em zoologia, para tentar decifrar este mistério.


Reprodução / Facebook

Ele explicou que diferente do que pensávamos nos anos 90, o hedgehog não tem muito a ver com o porco espinho. O porco espinho é um roedor parente dos ratos, pacas, capivaras, cutias, etc. O hedgehog, como a tradução do Google ensinou, é ouriço, um animal que se alimenta de insetos, parente dos mussaranhos europeus e que as pessoas inclusive criam como animal de estimação.

O que complica é que aqui no Brasil temos um animal que a gente chama de ouriço, o OURIÇO CACHEIRO – que na verdade é um tipo de porco-espinho! Mas como a nossa matriz linguística é europeia, a tradução pra hedgehog continua sendo ouriço, mesmo a gente não tendo o bicho por aqui, e até um outro que é de outra espécie e só ganhou o apelido.

Já que você chegou até aqui, que tal aprender mais  sobre os Hedgehogs? O vídeo abaixo é de uma série chamada Scientifically Accurate, da Fox, e traz alguns dados cientificamente precisos e curiosos sobre os ouriços. Tipo que eles andam 1,8 m/s, podem comer seus próprios bebês e, por motivo ainda desconhecido, comem cocô! – e depois mascam até formar uma espuma e passam em suas próprias costas!

Quem diria que esta é a grande verdade sobre Sonic? Que loucura!

Veja também:
O trailer do Sonic saiu e as pessoas tiveram muitas opiniões.

Descobrimos que tipo de magia está rolando nesta imagem ampliada no Twitter

Uma investigação sobre que tipo de magia existe nesta foto de Andy Samberg

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando