Topo

A gangorra entre EUA e México fez a internet dar um sorriso um pouco amargo

Susana Cristalli

30/07/2019 16h01

Esta instalação montada pelos arquitetos Ronald Rael e Virginia San Fratello pipocou nas timelines de várias redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ronald Rael (@rrael) em

Como você talvez tenha visto, foram três gangorras, disponíveis para crianças brincarem, atravessando as grades que separam os Estados Unidos do México. A ação resultou num vídeo que está rodando o mundo.

Teve quem viu ternura nas imagens.

Mas, principalmente, muitos acharam relevante a mensagem que o projeto pretende passar, ou seja que qualquer ação executada de um lado impacta inevitavelmente em quem está do lado oposto.

Algumas pessoas ficaram comovidas (porém com gifs da Gretchen, porque estamos na Internet).

Outros lembraram que não é a primeira vez que a barreira entre os dois países é usada para fins artísticos, e de protesto implícito.

Mas a imagem é agridoce. Sim, tem crianças brincando e um mensagem de união, mas em meio a uma situação nada positiva.

Tem uma tristeza muito grande de fundo, e remete a momentos históricos perturbadores.

Talvez seja por isso que nem todo mundo aprovou, e no coro de vozes exaltando a ideia, tem quem discorda (apesar de não explicar o motivo).

Mas a reação geral é mais ou menos a de um sorriso entre as lágrimas, como num mash-up de emojis.

Veja também:

Influencers brasileiros viram notícia na Coreia do Sul por xenofobia

As pessoas não acreditaram que alguém achou legal o modelo de trabalho 996 

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando