Topo

As pessoas não acreditaram que alguém achou legal o modelo de trabalho 996

Susana Cristalli

18/04/2019 17h06

Jack Ma é bilionário, fundador do conglomerado Alibaba Group (se você pensou em Ali Express, é esse mesmo), e defende um modelo de trabalho que chama de 996.

Esse modelo consiste em trabalhar das nove da manhã até as nove da noite, seis dias por semana, e foi criticado pelo próprio governo chinês, como mostra este trecho da matéria do UOL.

(UOL / Reprodução)

Já no Brasil o sistema 996 foi defendido nas redes sociais pelo administrador de empresas e publicitário Walter Longo, ex-presidente do Grupo Abril.

"Isso explica muito dos resultados em produtividade e merece uma reavaliação da nossa cultura millennial…", ele disse no Linkedin, Instagram e Twitter, provavelmente se referindo ao fato de que nos últimos anos está se questionando muito a cultura do "estar sempre ocupado", e de trabalhar demais em detrimento das relações interpessoais e da saúde mental.

Mas nos comentários não houve muitos entusiastas da ideia. 

As pessoas estavam simplesmente descreditadas que alguém estivesse seriamente defendendo um modelo desse tipo.

E Walter Longo não foi o único, também teve este empreendedor cujos Stories foram parar no Twitter.

Um dos maiores questionamentos é justamente que trabalho em excesso não significa maior produtividade.

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando