Topo

Influencers brasileiros viram notícia na Coreia do Sul por xenofobia

Juliana Kataoka

04/05/2019 07h30

Nas últimas semanas, um casal de influencers brasileiros fez uma viagem à Coreia do Sul. Tudo muito legal, com a exceção de que, durante a estadia, eles fizeram uma dezena de stories no Instagram fazendo "piadinhas" com a língua, a comida e as pessoas do país que eles estavam visitando.

Imagina alguém ir na sua casa e aproveitar que você não entende a língua falada para debochar de você, dos seus costumes e da sua comida. Não pegou nada bem e membros da comunidade coreana-brasileira e da comunidade asiática-brasileira, em geral, alvo de "piadinhas" semelhantes, fizeram postagens e vídeos repudiando a atitude do casal.

Para o nosso constrangimento, a história virou notícia na Coreia do Sul. Na matéria, o repórter lamenta principalmente o fato de dos autores dos vídeos não esclareceram a verdade para seus milhares de seguidores – de que a carne no restaurante não é de cachorro, nem o suco "de larva". O presidente da Associação Coreana no Brasil, Sr. Choi, ponderou ainda que mesmo se eles tivessem trazido a versão verdadeira dos fatos depois, a "brincadeira" foi muito errada e preconceituosa.

Jovens brasileiro-asiáticos estão conversando cada vez mais sobre suas vivências, "brincadeiras" das quais são alvo e perdendo o medo de criar uma situação chata ao exigir respeito. Além do que, essas "piadas" podem ser consideradas xenofobia, uma forma de discriminar e depreciar um grupo de indivíduos por sua raça ou etnia, crime desde 1997.

Após repercussão negativa, o casal pediu desculpas pelas postagens no Instagram.

Veja também:
O SPFW foi tendência pelos piores motivos possíveis nesta temporada 

Estes youtubers de games estão discordando sobre Filosofia no Twitter

A treta do evento em homenagem ao Bolsonaro em NY cada vez fica maior

 

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando