Influencers brasileiros viram notícia na Coreia do Sul por xenofobia
Nas últimas semanas, um casal de influencers brasileiros fez uma viagem à Coreia do Sul. Tudo muito legal, com a exceção de que, durante a estadia, eles fizeram uma dezena de stories no Instagram fazendo "piadinhas" com a língua, a comida e as pessoas do país que eles estavam visitando.
Imagina alguém ir na sua casa e aproveitar que você não entende a língua falada para debochar de você, dos seus costumes e da sua comida. Não pegou nada bem e membros da comunidade coreana-brasileira e da comunidade asiática-brasileira, em geral, alvo de "piadinhas" semelhantes, fizeram postagens e vídeos repudiando a atitude do casal.
Para o nosso constrangimento, a história virou notícia na Coreia do Sul. Na matéria, o repórter lamenta principalmente o fato de dos autores dos vídeos não esclareceram a verdade para seus milhares de seguidores – de que a carne no restaurante não é de cachorro, nem o suco "de larva". O presidente da Associação Coreana no Brasil, Sr. Choi, ponderou ainda que mesmo se eles tivessem trazido a versão verdadeira dos fatos depois, a "brincadeira" foi muito errada e preconceituosa.
Jovens brasileiro-asiáticos estão conversando cada vez mais sobre suas vivências, "brincadeiras" das quais são alvo e perdendo o medo de criar uma situação chata ao exigir respeito. Além do que, essas "piadas" podem ser consideradas xenofobia, uma forma de discriminar e depreciar um grupo de indivíduos por sua raça ou etnia, crime desde 1997.
Após repercussão negativa, o casal pediu desculpas pelas postagens no Instagram.
Veja também:
O SPFW foi tendência pelos piores motivos possíveis nesta temporada
Estes youtubers de games estão discordando sobre Filosofia no Twitter
A treta do evento em homenagem ao Bolsonaro em NY cada vez fica maior
Sobre as autoras
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.