Capa dos unicórnios brancos ricos surpreende zero pessoas mas irrita várias
Neste final de ano duas revistas, ambas especializadas em falar sobre pessoas ricas e bem-sucedidas, publicaram capas sobre os destaques de 2019. E a internet não pôde deixar de notar que os indivíduos das fotos se parecem muito entre si.
Muitas reações foram na linha "ache o erro nesta foto".
E esses unicórnios não apenas se parecem, como têm o mesmo gosto para se vestir.
"Ai mas que chatice, qual o problema se eles são todos homens brancos num país que tem tanta diversidade? Se estão lá foi porque me-re-ce-ram". (Atenção, o tuíte abaixo CONTÉM IRONIA.)
Veja também:
Influencer mostra em vídeo como negras são invisíveis para marcas de make
Conheça o Tinder dos Livros antirracista, agora apoiado pelo Twitter
Bem, o problema não é que essas pessoas tenham se destacado. Se a revista é sobre dinheiro, é justo que mostrar aqueles que o ganharam. O que as pessoas repararam foi que, a julgar por essas fotos, a riqueza do país segue estando onde sempre esteve.
Principalmente, é decepcionante que uma capa com a palavra unicórnios não mostre nenhum cavalo de chifre com arco-íris!
Mas, também, problematizaram a problematização. O argumento é que – em vez de reclamar – para mudar essa realidade seria mais interessante focar em dar mais visibilidade a mulheres e pessoas não brancas que estão se destacando também.
Sobre as autoras
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.