Topo

Agência Lupa forçou tanto a barra pra desmentir um boato que ficou chato

Juliana Kataoka

01/08/2019 23h45

A Agência Lupa é uma agência de checagem jornalística que, como outras que fazem trabalho semelhante, se dedica a desmentir boatos e checar informações.

O problema é quando as pessoas nem estavam acreditando em um boato, mas ele acaba virando notícia exatamente por estar sendo refutado.

E esse parece ter sido o caso de uma notícia falsa que afirmava que Glenn Greenwald, jornalista do The Intercept, um dos responsáveis pelas reportagens da Vaza Jato, estaria internado em um hospital após sofrer uma overdose.

Glenn Greenwald não respondeu a solicitação da agência de checagem de emitir um comunicado negando que estivesse internado. Só que com a negativa de dar qualquer qualquer declaração, a agência de checagem postou esse tuíte.

David Miranda, marido do jornalista, respondeu diretamente a postagem dizendo que não achava necessário dar uma nota oficial, pois tinha postado um vídeo ainda na manhã que saiu a matéria que refutava completamente o que estava sendo reportado.

O vídeo é este aqui.

O problema é que é um fato científico: com algum esforço de repetição as pessoas tendem a se lembrar de notícias falsas, mas se esquecem que elas são falsas.

Um estudo de psicologia de 2011 deu a alguns participantes algumas frases informando a eles quais eram de fontes confiáveis e quais não eram.

Duas semanas depois, eles deram as mesmas frases, incluíram outras novas, e pediram para que os participantes classificassem quais das frases eles achavam que eram verdade e quais eles achavam que eram mentira.

Mesmo tendo sido informados quais das frases provinham de fontes confiáveis e quais não duas semanas antes, os participantes em sua maioria classificaram como verdades as frases com informações que se repetiram mais vezes.

A agência recebeu várias críticas.

Desde dar palco pra um veículo conhecido por disseminar fake news.

O processo de checagem da notícia.

Ficou chato!

Veja também:
Depois de ontem só falta o Rodrigo Maia fazer um feat. com a Pabllo Vittar

Representação das mamas que viralizou na Internet está incorreta

Existe estratégia nos posts do Pavão Misterioso e ela é muito efetiva

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando