Topo

Você pode zoar terraplanistas, mas talvez na sua área tenha algo parecido

Susana Cristalli

22/05/2019 13h38

Se você nunca ouviu falar dos terraplanistas, sorte sua vamos explicar: se trata de um grupo de pessoas espalhadas pelo mundo, e principalmente pela internet, que defendem que a Terra não é redonda e sim plana.

via GIPHY

Pausa para você absorver essa informação e conferir o calendário para ver se realmente estamos em 2019.

Esse pessoal tem sites, grupos de Facebook, canais de YouTube, e recentemente foi tema do documentário "A Terra é Plana", disponível na Netflix. Eles acham que a ida do homem à lua foi uma farsa e odeiam a NASA acima de qualquer outra coisa.

Não está bem claro por que eles se recusam a acreditar que a Terra é redonda, nem o que eles acham que alguém iria ganhar mentindo sobre isso, porém estão convencidos de que, por alguma razão, a verdade sobre o formato do nosso planeta está sendo escondida de nós. De acordo com cientistas, e com o documentário da Netflix, a explicação pra esse tipo de crença parece estar mais na psicologia que na astronomia. Mas enfim.

A teoria do terraplanismo é tão folclórica na internet que virou sinônimo de convicção total a respeito de alguma coisa sem fundamento. Hoje (22), pessoas de diferentes campos de trabalho ou estudo estão tuitando sobre qual seria o equivalente do terraplanismo na área deles. Tudo porque este tuíte lançou a pergunta e a galera respondeu.

E, bom, quem diria (contém ironia) que o ser humano adora ver teoria da conspiração em tudo em vez de se ater aos fatos, hein?

Dessa aqui embaixo, talvez você já tenha ouvido a versão "se a caixa-preta é tudo o que sobra de desastres de avião, por que não fazem o avião inteiro do material da caixa-preta?".

Terraplanistas e seus equivalentes têm em comum uma coisa: costumam negar a ciência e achar que eles é que sabem de tudo porque "têm coragem de pensar diferente".

E também tendem a achar que senso comum substitui pesquisa.

Mas tem uns terraplanismos menos acadêmicos também, que não por isso deixam de ser terraplanismos.

Se você parar pra pensar, vai achar o seu também!

E, se você não souber quem são os terraplanistas da sua área… será que o terraplanista não é você?

Veja também:

Ciência explica por que você pegaria sua versão do sexo oposto do Snapchat

Representação das mamas que viralizou na Internet está incorreta

Essa história de consertar tudo com miojo está deixando as pessoas iludidas 

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando