Topo

Esta treta sobre Amazônia fez bolsonitta virar Anitta Rousseff, entenda

Susana Cristalli

23/08/2019 15h56

As palavras "Anitta Rousseff" estão nos trending topics to Twitter. Quem subiu a hashtag foram os apoiadores do governo Bolsonaro, os populares bolsominions, por conta dos posicionamentos da popstar sobre as queimadas na Amazônia.

Mas.. a Anitta não tinha sido cancelada pela internet de esquerda? Agora ela tretou também com a direita?

Bem, mais ou menos.

A cantora nunca gostou de se posicionar muito sobre política, e em 2018 enrolou até os 45 do segundo tempo pra mandar um #EleNão nada convicto. Tanto que "o silêncio da Anitta sobre" virou até meme.

Mas com relação a ambientalismo ela tem um histórico diferente, como mostra esta thread.

E agora que o tema das queimadas na Amazônia está (sem trocadilho numa hora dessas pelo amor de Deus) quente, a Anitta publicou no seu Stories um vídeo no qual, enquanto se maquia, fala a favor dos povos indígenas.


O Stories da Anitta foi inclusive repostado pela líder indígena Sonia Guajajara.

Nele, ela fala entre outras coisas que a Amazônia pertence aos indígenas, que o direito à terra é todo deles, após terem sido roubado e assassinados durante séculos pelos colonizadores.

A cantora até diz que se, a qualquer momento, um índio chegar na casa dela, ela tem a obrigação de deixá-lo entrar e morar lá. Essa frase não podia deixar de gerar memes tanto à esquerda quando à direita.

Mas os tempos estão tão malucos que a Anitta não apenas se posicionou como foi super veemente.

Talvez ela tenha sido tão eloquente que realmente incomodou os defensores do Bolsonaro.

Agora, a gente sabe que a Anitta não dá ponto sem nó. Se ela está se posicionando contra o atual governo, talvez esteja querendo se reaproximar da turma do "outro lado"?

Hoje, a cantora publicou sobre o tema no feed do Instagram. No texto ela reitera que "meu partido é a natureza".

E até o Caetano Veloso curtiu!

Só que há controvérsias sobre o fato dela ter "pedido a especialistas" que fizessem o vídeo, pois uma versão em português está no YouTube desde o final do ano passado.

Veja também:

A Madonna emplacou mais um hit ao trocar o nome do Bolsonaro por Borsalino 

Faz tanto tempo que Rihanna não lança álbum que o mundo era outro 

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando