Topo

Este salgado de presunto e queijo tem tanto nome que fica difícil de pedir

Susana Cristalli

19/06/2019 20h26

Sabe o que representa o Brasil mais do que futebol e samba? A vontade de ficar discutindo qual o nome regional das coisas. Por exemplo, no caso do sacolé / gelinho / geladinho / chup-chup.

Além da grande disputa nacional entre bolacha e biscoito, tem outras mais nichadas. Este salgado é de quê? Bom, de presunto e queijo e sobre isso não tem debate. Mas a respeito do seu nome, tem sim.

No Rio tem uma disputa interna entre joelho ou italiano, enquanto em São Paulo não existem dúvidas de que ele se chama bauru.

Mas a verdade é que uma boa parte da nação nem dá nome a este delicioso quitute assado (tanto que este tuíte abaixo teve 134k likes, contra 2,5k da pergunta original).

Essa massa recheada de presunto e queijo é um ser mitológico que poderia ser conhecido como o Salgado dos Muitos Nomes, mas se você quiser ser compreendido em qualquer lugar do Brasil a melhor opção é apontar o dedo mesmo.

E aí, como todo cidadão provavelmente já vivenciou, a pessoa do outro lado do balcão não vai entender de primeira.

Mas é assim mesmo, até faz parte do sabor do salgado!

Veja também:

Essa história de consertar tudo com miojo está deixando as pessoas iludidas 

Com as pedras que tacaram no médico gato do SAMU, ele construiu seu castelo 

Teste: qual notícia recente mais representa sua vida amorosa no momento? 

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando