Topo

Meme do Faustão criança provoca revival improvável do Snapchat no Brasil

Juliana Kataoka

10/05/2019 20h13

O Snapchat, a rede social que popularizou o vídeo na vertical e que inspirou o Stories do Instagram – que rápido superou seu predecessor, está vivendo um revival inesperado no Brasil. Tudo graças ao meme "olokinho, meu" que surgiu quando alguém resolveu usar o FaceApp, um aplicativo de efeitos em fotos, em uma imagem do Faustão.

Há pouco tempo, a brincadeira virou áudio.

E, agora com um filtro do Snapchat que deixa as pessoas com cara de criança, todo mundo quis brincar de "olokinho meu". No gif abaixo, são cinco segundos descendo pelos resultados de "olokinho".

Além do Snapchat ter chegado ao topo do trending topics e dos aplicativos mais baixados na loja de apps da Apple. Mas não vá achando que você vai chegar numa rede que não é a sua, usar o filtro, baixar a foto e voltar pra sua vidinha no Instagram e no Facebook e nunca mais usar o app: o Snapchat é ardiloso e vai te fazer navegar por toda a plataforma até você conseguir fazer isso.


Pra começar, o filtro do "olokinho meu", talvez não esteja disponível de cara pra você. E, pra descobrir isso, você vai ter que fuçar nos filtros que você tem, já vai aproveitar para testar alguns outros que estão em alta – como o que te transforma em um homem/mulher. Você também vai descobrir que hoje o Snap tem espécie de loja de filtros – que eles chamam de lentes – e passar uns bons minutos por lá procurando a lente do "olokinho, meu".

Então, você vai descobrir que para adicionar qualquer lente que não esteja na loja, você vai precisar que algum dos seus amigos ou que uma pessoa que você siga use esta lente. E na tela vai precisar aparecer a sugestão: "experimentar lente". Só que, né, talvez você não tenha amigos ativos na rede e pode precisar adicionar pessoas no Snapchat em 2019!

Reprodução: jessica.grecco / Snapchat

Também funciona se alguns usuários mandarem um snap para você usando o efeito. Beleza, você adicionou o filtro,  já pode brincar de "olokinho, meu"! Só que pra baixar a foto do Snapchat e postar em qualquer outra rede social é uma outra uma novela. Tentando do jeito tradicional, você provavelmente só vai conseguir salvá-la em suas memórias.


E se algum dia na sua vida você foi um usuário ativo do Snapchat, ao finalmente chegar na parte de memórias, este será um momento de nostalgia! Eu encontrei vários snaps que eu fiz lá em 2016 e deu a maior saudade da plataforma. E só neste cantinho das memórias, você vai conseguir exportar e salvar a sua foto pra postar em outra rede.


Quer brincar de "olokinho, meu"? O preço a pagar é reaprender a mexer em toda uma plataforma e ser arrebatado pelo passado! Quando você menos perceber, já vai estar baixado o aplicativo do Bitmoji – aquele que faz um bonequinho com a sua cara pra usar nos snaps! Não tem mais bobo nas redes sociais!

Veja também:

O áudio pro Seu Armando lavou a alma do trabalhador brasileiro

Quem é pequenininho e quem é o grandão nas grandes discussões da internet?

Estes pais de pet descobriram que gatos adoram ficar amigos de seus clones

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando