Topo

A treta do evento em homenagem ao Bolsonaro em NY cada vez fica maior

Susana Cristalli

02/05/2019 15h15

A Câmara de Comércio Brasil-EUA oferece anualmente um jantar de gala para a "Pessoa do Ano", alguém que se destacou ao promover as relações comerciais entre os dois países. Este ano, o homenageado será o presidente Jair Bolsonaro. Desde que isso foi anunciado o evento está passando por alguns, digamos assim, problemas de organização acompanhados de muita treta nas redes sociais.

Originalmente o local da celebração seria o Museu de História Natural. Aquele mesmo de filmes como "Uma Noite no Museu", com aquele baita dinossauro no hall de entrada, sabe?
Mas já em 12 de abril o museu, através do Twitter, mostrou que não estava exatamente empolgado a respeito.


Mas aí a treta já havia se espalhado pela internet afora, e os anti-Bolsonaro logo criaram uma hashtag para pressionar o hotel. A hashtag é #TakeitDownMarriott, ou seja, "desista, Marriott".

Ontem, alguns dos patrocinadores do evento como a companhia aérea Delta e o jornal Financial Times também se retiraram da jogada.


Já outros patrocinadores, como o banco Citi, permaneceram.

Enquanto isso a treta em Nova York chegou ao ponto de um senador americano e nova-iorquino chamado Brad Holyman, defensor dos direitos LGBTQ, usar não somente as hashtags #TakeitDownMarriott como também #CancelBolsonaro. E ainda criou um abaixo-assinado para que o evento seja cancelado.

Hoje (2) a hashtag #CancelBolsonaro disparou nos trending topics e, obviamente, também está sendo usada pelos adversários políticos do presidente no Brasil.

Até segunda ordem, o evento segue de pé para o dia 14 no hotel Marriot.

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando