Pipocam teorias sobre o fim dos likes no Instagram (incluindo a do Carluxo)
Susana Cristalli
17/07/2019 18h06
O Instagram removeu a visualização do número de likes nas fotos da timeline, e muita gente parece ter aprovado a medida.
O motivo oficial dessa mudança, radical e inédita para uma rede social, foi uma preocupação em preservar a saúde mental dos usuários. Porque é verdade que as pessoas parecem se preocupar muito com o medo de flopar.
Mas essa explicação não colou com todo mundo, claro.
Até porque o usuário ainda pode ver seus próprios likes. E mostrar pra todo mundo se quiser.
Todo mundo sabe que os Stories hoje em dia são mais atraentes do que a timeline e, neles, a forma de você monitorar seu engajamento já funcionava assim: o número de visualizações é fechado pro público mas visível pro dono do perfil.
Ou seja, é plausível a teoria de que AÍ TEM.
Mas não dá para negar que a discussão sobre a influência que as redes sociais, e principalmente o Instagram, têm sobre a saúde mental das pessoas é extremamente atual.
Até a Madonna já se posicionou a respeito numa entrevista.
Os céticos são menos que os entusiastas, mas há vários.
Incluindo ele mesmo, o Carlos Bolsonaro, que nos brindou com mais um de seus tuítes herméticos sobre alguma suposta conspiração.
Jogando assim o Instagram direto na lista atualizada de comunistas.
Talvez ele só esteja chateado porque não vai mais poder ver quem tá curtindo as fotos dos crushes. E nisso ele não seria o único.
Na verdade, o primeiro efeito realmente visível do fim dos likes foi este: muita gente aproveitou para dar vazão ao seu ódio por aspirantes a influenciadores.
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Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
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