Topo

Uma racista quis atacar a Larissa no Instagram mas o tiro saiu pela culatra

Susana Cristalli

17/04/2019 17h26

Esta é a Larissa, uma figurinista carioca que costuma ir trabalhar de metrô.

Na sexta passada (13) uma pessoa completamente aleatória tirou uma foto dela não autorizada, dentro do vagão onde ela estava sentada indo trabalhar, e postou no Instagram com uma legenda racista.

O tipo de coisa que alguns consideram "só uma piada" e não entendem por que os politicamente corretos ficam tão incomodados.

A legenda dizia: "Tirei essa foto porque não contive ver sozinho. Fico imaginando uma criatura dessa. Quando acorda com esse cabelo solto. (sic).

Pois a pessoa que postou a foto não imaginava que uma de suas seguidoras não teria o mesmo senso de humor e ficaria indignada, a ponto de dar print na foto e postar num grupo fechado. "A foto viralizou nesse grupo e me mandaram, acabaram me mandando" contou Larissa via WhatsApp.

Depois de receber o print, ela postou no Twitter, até para alertar as pessoas de que algo assim pode acontecer sem elas perceberem. O tuíte da Larissa está agora com mais de 43 mil likes.

Após o caso ter tomado essa proporção viral, a Larissa novamente foi incomodada por racistas na internet. Outra foto dela foi usada por um perfil de Instagram para provocar e tentar diminuí-la.

Só que né, injúria racial é crime e a coisa a se fazer nesses casos é chamar no processinho mesmo, bebê. A Larissa conseguiu identificar a pessoa que postou a imagem não autorizada e com essa informação foi à delegacia.

Porque pessoas como a Larissa não andam sós. A internet pode ser um lugar cheio de gente tóxica e desocupada mas também é o lugar onde encontrar pessoas que apoiam e fortalecem umas às outras.

Finalmente, a Larissa tem algo a dizer para quem já passou por uma situação parecida.

"Eu só queria dizer pra quem passar por isso que não deixe ficar impune. Que a gente vive num país tão plural, tão diverso etnicamente, e se alguém se incomoda com isso o erro é deles e não nosso".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma racista quis atacar a Larissa no Instagram mas o tiro saiu pela culatra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Mais Posts