Topo

Tuíte foi provocar "odiadores do Sul" e acabou zoado pelos próprios gaúchos

Susana Cristalli

06/02/2020 16h00

Ontem (5), no Twitter, uma usuária gaúcha quis fazer uma propaganda do seu estado e postou umas fotos de Gramado com a frase: "eu sei, parece a Europa mas é Gramado. Odiadores do Sul, venham conhecer e se apaixonar".

Essa escolha de palavras causou tantas reações negativas que ela acabou apagando o tuíte, mas deu tempo da frase virar meme. E muitos outros gaúchos estão tirando sarro desse bairrismo.


Em tempo: muito frequentei as praias do Rio Grande do Sul na adolescência e atesto que essa cor da desgraça é real e tem até apelido. Quando o mar está assim o veranista gaúcho o chama de "Nescauzão".

Mas por que ela falou em "odiadores do Sul"? Bem, porque, desde as eleições de 2018 até agora, o Sul do Brasil vem sendo bastante zoado na internet pelas posturas de alguns de seus habitantes.

O tuíte ingenuamente ufanista sobre Gramado ganhou várias paródias em questão de horas, inclusive pelas mãos de outros moradores do RS, que têm uma visão menos idealizada do estado.

O lado menos turístico do Rio Grande do Sul foi exposto.

Santa Catarina não quis ficar atrás.

Convenhamos que dizer "parece a Europa" como argumento, não ajudou muito a melhorar imagem de um lugar com fama de xenófobo e racista.

Ainda mais considerando que o tuíte não foi lá muito específico.

Nem atento aos detalhes.

Mas é importante frisar que ninguém odeia sulistas apenas por serem sulistas. Por exemplo o Daniel, recém entrado no BBB, já é o novo queridinho da internet.

Siga o Quicando nas Redes:

Agora o Quicando também é um podcast! Ouça no Spotify ou no YouTube.

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando