Topo

Web duvida: R$ 1.500 fariam um branco passar pelo "procedimento padrão"?

Susana Cristalli

31/01/2020 12h49

A esteticista e empresária Lorenna Vieira passou por um constrangimento ao mexer na própria conta no Itaú e, após o banco responder que se tratou de procedimento padrão, as pessoas estão questionando se o mesmo tratamento teria sido aplicado a uma pessoa branca.

A Lorenna, que é casada com o DJ Rennan da Penha, recebeu muitas manifestações de apoio, inclusive de famosos.

Após a história viralizar, o perfil do banco respondeu ao tuíte esclarecendo que o procedimento pelo qual Lorenna teve que passar é padrão em casos de suspeita de fraude.

Mas a parte que as pessoas não estão comprando é a motivação: por que ela teria despertado uma suspeita de fraude ao tentar mexer na própria conta bancária?

Veja também:

Youtuber foi criticada por ensinar pessoas de baixa renda a poupar

Capa dos unicórnios brancos ricos surpreende zero pessoas mas irrita várias 

Lorenna, que também é modelo e lançou uma linha de cremes para cabelo, havia ido fazer um saque.

E aparentemente os funcionários suspeitaram porque o valor era alto e o cabelo da cliente estava diferente ao da foto no seu documento.

Isso está levando a discussão mais além: muitos estão questionando por que pessoas brancas movimentando valores mais altos é algo considerado normal, mas o mesmo não vale para pessoas negras.

O valor que Lorenna quis sacar era de MIL E QUINHENTOS REAIS. Não de, sei lá, um milhão.

Por isso foi lembrado que o mesmo banco já foi bem menos zeloso em outras ocasiões.

A discussão é se, no Brasil, o que levanta suspeitas é realmente o comportamento de alguém ou a cor da sua pele.

Siga o Quicando nas Redes:

Agora o Quicando também é um podcast! Ouça no Spotify ou no YouTube.

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando