Topo

Youtuber foi criticada por ensinar pessoas de baixa renda a poupar

Juliana Kataoka

03/01/2020 13h53

O ano começou com a youtuber Nath Finanças sendo atacada e defendida na internet.

Ontem uma YouTuber chamada Nath Rodrigues, dona do canal Finanças com a Nath, começou a receber críticas depois de aparecer em uma matéria do G1 sobre dicas para economizar.

O pessoal pareceu ter tirado conclusões precipitadas ao ler somente a chamada da matéria.

Veja também:

E disseram que a youtuber estaria dando dicas financeiras para as pessoas de baixa renda, mas sem se importar com a raiz do problema: a má distribuição de renda.

Teve quem foi mais longe e insinuou que ela estaria glamourizando e ajudando a manter o status quo da pobreza.

O jornalista Luiz Nassif fez piadas de possíveis dicas que a YouTube teria dado na matéria e, mesmo se desculpando ao ser esclarecido do trabalho da youtuber, ele optou por manter o tweet original em sua conta.

Nath Rodrigues vem consistentemente trazendo educação financeira para pessoas que ganham de um a três salários, com dicas bem para a vida real, em uma linguagem acessível.

E, depois das críticas, muita gente impactada pelo trabalho de Nath estava pronta para defender o trabalho dela e explicar melhor sobre o que ela fala em seu canal.

Militantes pela causa negra e periférica avaliaram que, junto com o desinteresse em se informar sobre o trabalho dela antes de comentar a matéria, existe também um fundo de racismo.

Até a própria Nath se impressionou com a mobilização para defendê-la nas redes sociais.

E a aclamação não deve parar tão cedo.

Siga o Quicando nas Redes:

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando