Topo

Retrospectiva Quicando 2019: O ANO DO VIRA-LATA CARAMELO

Susana Cristalli

28/12/2019 09h12

Num ano como esse que termina não é fácil fazer uma retrospectiva de momentos que possam restaurar nossa fé na humanidade. Representar o lado bom de 2019 é uma tarefa difícil para nós, seres humanos. Talvez seja por isso que a personalidade mais good-vibes do ano foi a de alguém de quatro patas. Foi o ano dele, do vira-lata caramelo.

Tudo começou em julho, quando a Ariana Grande saiu na capa da Vogue junto com seu dog. A internet brasileira imediatamente reconheceu a semelhança entre o Toulouse, cachorro da cantora, e o clássico caramelo de todas as ruas do Brasil.

Mas a grande virada (de lata) viria dali a alguns dias. Em julho o cachorro Chico destruiu o quarto da dona que, aos berros de "olha isso! O meu quarto! Chico! Chicooo!" transformou o peludo em uma celebridade da internet. Vamos relembrar.

Por alguns dias, o país foi tomado pela Chico-mania.

E o entusiasmo só cresceu. No Twitter, menções ao simpático animal foram garantia de chuva de likes e viralização. Ou melhor VIRALATIZAÇÃO.

Veja também:
Sua reação ao cachorro Chico vai determinar seu alinhamento moral

Retrospectiva Quicando 2019: OS ÁUDIOS QUE NOS FIZERAM RIR APESAR DE TUDO

Em outubro, uma petição para pôr o melhor dog do mundo na nota de dez reais recolheu um número considerável de assinaturas, provando que o mundo não está perdido.

Ainda em outubro, durante os protestos no Chile, uma foto postada no Facebook por um fotógrafo mexicano que usa o nome de Kijohte Lente repercutiu no Brasil. Porque à frente das manifestações lá estava ele. O vira-lata caramelo.

Também foi quando um filtro de Instagram chamado Sasha Dog virou febre no Brasil. O filtro permite colar um dog extremamente realista nos seus Stories e foi criado por um italiano, @antonio.ruggiero93, usando como modelo sua própria cachorra Sasha. Mas nada nesse mundo vai convencer o brasileiro de que não se trata do mais legítimo caramelo brazuca.

E ainda transcendendo fronteiras, em dezembro o mascote oficial da Copa América foi este, o Pibe, que homenageia todos os vira-latas do continente que já invadiram um campomascote de futebol. Emocionante.

Obrigada por tudo, vira-lata caramelo!

Siga o Quicando nas Redes:

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando