Topo

Respondemos às dez perguntas que o brasileiro mais buscou em 2019

Juliana Kataoka

11/12/2019 20h05

O que é um contratorpedeiro?

O Google divulgou seu relatório "O ano em buscas" e ficamos sabendo quais foram os termos mais buscados pelo brasileiro em 2019. Mas parece que olhando as perguntas revivemos como em um filme todas as dúvidas que tivemos?


Para que você não tenha que jogar no Google mais uma vez: "O que é um contratorpedeiro?", colocamos o Google para uso e respondemos aqui as dez perguntas mais buscadas.

01. O que é libido?


Imagem: Reprodução / dicio.com.br

O pessoal se interessou pelo termo depois que Neymar foi acusado de assédio sexual pela modelo Najila Trindade em agosto deste ano. Nas mensagens trocadas entre os dois e divulgadas pelo próprio jogador, ele enviou à modelo a seguinte mensagem: "Oi razão da minha libido". A abordagem do jogador virou piada nas redes sociais.

02. O que é cagarra?


Imagem: Reprodução / dicio.com.br

O nome da ave também dá nome a um arquipélago a 10 km de Ipanema, que vem se tornando um santuário de diversidade para aves marinhas e que registrou neste ano um recorde em unidades de fragatas – outro pássaro – em um ecossistema no Atlântico Sul. Isso só foi possível devido a um decreto que transformou o arquipélago em área de proteção ambiental.

03. O que é democratização?


Imagem: Reprodução / dicio.com.br

Essa aqui ficou popular provavelmente devido ao tema da redação do ENEM deste ano que foi democratização do acesso ao cinema no Brasil.

04. O que é Golden Shower?


Reprodução: Twitter / @jairbolsonaro

Golden Shower é o nome em inglês dado ao fetiche de urinar ao lado ou sobre o parceiro sexual. O termo viralizou depois que o presidente Jair Bolsonaro postou na sua conta de Twitter um vídeo da prática sendo realizada durante o Carnaval e, no dia seguinte, achou por bem perguntar também no Twitter: "O que é Golden Shower?".

05. O que é Shallow Now?

Juntos é a versão brasileira da música "Shallow" de Lady Gaga e Bradley Cooper, trilha do filme "Nasce Uma Estrela". A versão de Paula Fernandes e Luan Santana gerou burburinho nas redes pelo uso a expressão inventada "Shallow Now". " Paula Fernandes explicou de onde saiu a expressão que não tem exatamente significado: "A ideia da letra é celebrar a canção original junto com a minha versão, e não tradução. Por isso a mistura dos idiomas".

Veja também:

06. O que é Yuzu?

Esse termo aparecer entre as perguntas mais buscadas é uma vitória dos gamers! Yuzu é o nome do primeiro emulador para computador do videogame Nintendo Switch.

07. O que é AI-5?

O AI-5 foi o quinto e o mais duro de dezessete decretos que se seguiram após o golpe de 1964. O AI-5 permitiu ao governo fechar o Congresso e as Assembleias Legislativas, ao presidente e governadores legislar por meio de decretos-leis, permissão, sob pretexto de "Segurança Nacional" de intervir em estados e municípios, censura prévia da imprensa e da produção cultural, suspensão de Habeas Corpus, destituição de qualquer funcionário público de seu cargo e cassação de direitos políticos de cidadãos considerados subversivos.

A busca ficou popular depois de ter sido muito citado por membros do governo Bolsonaro durante este ano.

08. O que é diverticulite?

Como bem explicou o Dr. Drauzio Varella, a diverticulite é uma é uma doença que se instala quando os divertículos – saliências gastrointestinais que retêm pequenas quantidades de fezes – ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração.  As pessoas tiveram interesse pelo termo depois que o César Filho foi internado com sintomas da doença.

09. O que é Corpus Christi?

O Corpus Christi é um termo em latim que significa Corpo de Cristo. A data é uma festa que celebra o principal sacramento da igreja católica, a transubstanciação do corpo e sangue de Cristo em pão e vinho. O feriado é uma busca popular porque é uma data feriado nacional móvel. Ele acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa.

10. O que é contratorpedeiro?

Um contratorpedeiro é um tipo de navio de guerra que em inglês conhecido pelo nome de destroyer. Ele serve pra proteger outros navios da frota contra torpedos e submarinos. De acordo com a época do ano em que o termo atingiu pico de buscas, é possível que seja relacionado às tensões navais entre Reino Unido e Irã durante este ano.

Siga o Quicando nas Redes:

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando