Topo

Caixa de leite com quadradinho colorido embaixo NÃO indica reprocessamento

Juliana Kataoka

10/12/2019 12h17

Um tuíte com esta informação falsa foi repostado mais de 30 mil vezes!

Nestes últimos dias, andou circulando nas redes um vídeo explicando que, nas caixas de leite longa vida, aqueles quadradinhos coloridos que às vazes aparecem impressos na parte de baixo são indicativos de que o leite venceu, voltou pra fábrica para ganhar um banho de aditivos químicos para então poder voltar ao mercado com uma nova data de vencimento.

Veja também:

O único problema é que a informação, além de antiga, é falsa! Mas, ainda sim, um dos posts com o vídeo chegou a ter mais de 30 mil retweets!

A gente entende o apelo! Como uma caixa pode ser diferente da outra, nosso cérebro entende que só pode haver uma explicação por trás disso e recebendo uma explicação, mesmo mentirosa, já nasce na gente um dever de alertar a todos sobre uma prática de contravenção da indústria!

E, sim, existe uma explicação para os tais dos quadradinhos coloridos embaixo da caixa de leite: eles são parte de um controle de qualidade, sim, mas que não tem nada a ver com a qualidade do leite e, sim, com o que está está impresso na caixa.

A desinformação chegou a um ponto que até a própria Tetra Pak, uma das maiores fabricantes de embalagens longa vida, se viu forçada a fazer um vídeo para explicar porque aqueles quadradinhos coloridos estão ali.

As Fake News não poupam ninguém!

Siga o Quicando nas Redes:

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando