Topo

Uma professora usou tuítes de famosos para falar sobre racismo

Juliana Kataoka

20/11/2019 13h51

Imagina se o racismo não fosse crime!

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Tauana Almeida, estudante de Capão da Canoa (RS), compartilhou a maneira que sua professora de geografia, Samantha, do Colégio Jorge Dariva, escolheu pra falar sobre a importância da data para seus estudantes do nono ano.

Tauana disse que a professora falou sobre a forma que o racismo atinge as pessoas negras fazendo com que elas sejam muito mais perseguidas e mortas pela polícia e tenham mais dificuldades de crescer no mercado de trabalho.

E, além disso, Samantha imprimiu e mostrou tuítes racistas antigos de pessoas famosas e queridas nas redes para mostrar que racismo é tão enraizado na nossa sociedade que estas pessoas se sentiram à vontade de publicar estes posts em suas redes sociais para quem quisesse ver.

Veja também:
Uma racista quis atacar a Larissa no Instagram mas o tiro saiu pela culatra
A internet já aguarda os brancos compartilharem o vídeo do Morgan Freeman
Dez momentos sem nenhum erro de Maju Coutinho

Ela trouxe um tuíte do youtuber Júlio Cocielo, famoso por declaração racista sobre a velocidade do jogador francês Mbappé na última Copa. Na época, as pessoas resolveram desenterrar outros tweets e este era mais um de teor semelhante.

Reprodução: @namtaegk / Twitter

Um tuíte do Danilo Gentili em que ele ofereceu bananas ao internauta Thiago Ribeiro quando este ameaçou processá-lo por racismo. Ele realmente foi processado, mas acabou sendo absolvido.

Reprodução: @namtaegk / Twitter

Um tuíte do cantor Biel que se já se envolveu em muitas polêmicas, incluindo assédio a uma jornalista, agressão à namorada. Neste tweet, o problema não é elogiar uma pessoa negra, mas basicamente ofender todas as outras. Na época, ele anunciou a pausa na carreira, mas voltou pouco mais de um mês depois.
.
Reprodução: @namtaegk / Twitter

Lorelay Fox, uma das maiores drag queens do Brasil, também tinha tuítes racistas em seu Twitter, o que mostra que o fato de você ser LGBTQ te impede de cometer racismo. Ela fez uma live inteira reagindo com horror ao conteúdo publicado e falando sobre a evolução da desconstrução de seu racismo, gordofobia e até homofobia.
Reprodução: @namtaegk / Twitter

E um tuíte de Luscas, famoso no Twitter por seu conteúdo viral, que foi exposto nas redes após criticar polêmicas de Biel, sem perceber que ele mesmo tinha em seu perfil alguns posts racistas.

Reprodução: @namtaek / Twitter

Siga o Quicando nas Redes:
Twitter: https://twitter.com/blogquicando
Facebook: https://www.facebook.com/blogquicando/
Grupo no Facebook Quicando: https://www.facebook.com/groups/326104301631260/

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando