Topo

Psicólogos comentam teste psicológico do ursinho Pooh

Juliana Kataoka

31/05/2019 20h49

Se você é usuário do Twitter, talvez você tenha achado curiosa a aparição do termo "Ursinho Pooh" nos assuntos mais comentados do Twitter na tarde de ontem.

Reprodução / Twitter

O termo dizia respeito a um teste psicológico que dava como resultado as porcentagens de cada uma das patologias que você teria, associadas aos personagens do desenho.

Reprodução / Twitter

 

O Diego explicou em mais detalhe porque cada patologia é exemplificada por um dos personagens.

Na opinião da psicóloga Julia Bueno obter um diagnóstico através de um site com perguntas tão genéricas não é algo que ela recomende ou ache adequado. "Eu não sou capaz de fazer nenhum diagnóstico sem antes minimamente ter um histórico e conhecimento de caso do paciente". Ela também destaca que o teste não tem nenhuma organização de psicologia envolvida ou referência adaptada à realidade brasileira.

O psicólogo Roland de Oliveira acha que o teste pode ser problemático, pois dá abertura para que pessoas acabem se autodiagnosticando, buscando automedicação, negligenciando atenção psicológica ou se atentando às descrições dos sintomas e acabar piorando um quadro ou criando uma percepção engessada de si.

Outro problema que Julia aponta é que em um teste de patologia psicológica pela internet não há a mediação de um profissional do que fazer com este diagnóstico. Ela também destaca que receber um diagnóstico em um momento de crise pode fazer com que as pessoas tenham seus casos mais piorados do que melhorados e ela recomenda que estas pessoas busquem diagnóstico profissional.

A população pode encontrar acesso gratuito a psicólogos e psiquiatras pelo SUS. Em São Paulo, as 92 unidades do CAPS, a rede de saúde mental do município, contam com equipe multiprofissional com o preparo necessário para avaliar individualmente o caso de cada pessoa e indicar tratamento adequado.

Veja também:
Algumas outras coisas que representam melhor o Brasil que samba e futebol

A internet mostrou que o meme do biscoiteiro romântico serve pra tudo

Você pode zoar terraplanistas, mas talvez na sua área tenha algo parecido

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando