Topo

Representação das mamas que viralizou na Internet está incorreta

Juliana Kataoka

14/05/2019 23h20

Em tempos de fake news, não é porque uma notícia parece verdade que ela está correta. No caso de notícias com teor científico, as coisas ficam ainda mais complicadas. Assim, fake news científicas tem o potencial de bombar muito e ficarem anos sendo passadas pra frente, sem ninguém falar nada, mesmo sendo incorretas. E este foi o caso de uma representação de mamas que andou viralizando por aí.

O único problema é que na imagem acima NÃO está sendo representado o sistema muscular feminino. Algumas pessoas no Twitter se ligaram no erro da pessoa que postou a imagem originalmente, mas alguns veículos apenas reproduziram a postagem original.

A origem desta imagem é um print de um aplicativo de anatomia pra iPad. E, como a gente estava já tinha falado, não se trata da representação do sistema muscular. O texto na caixa de diálogo diz: "O peito feminino é notavelmente diferente do masculino porque os depósitos de gordura e as glândulas mamárias moldam o formato dos seios…".

Se na imagem não se trata do sistema muscular feminino, o que seriam essas estruturas que se assemelham a pétalas? O aplicativo as classifica como "glândulas mamárias" o que pode ser genérico já que toda mama pode ser considerada uma glândula mamária.

Mas vou tentar explicar mais detalhadamente, espero que vocês continuem por aqui até o final! Escondidinho dentro de uma casinha de gordura, as mamas têm uma série de células responsáveis por produzir leite, os chamados alvéolos. Essas células se acumulam em estruturas chamadas lobos e  se conectam ao bico do seio pelos ductos lactíferos. O que nos leva a crer que essas estruturas não são dutos e, sim, provavelmente os lobos.

A questão é que mesmo esclarecendo isso, a representação está "floreada" – o aplicativo não inclui nenhuma referência bibliográfica em que se baseou pra criar as imagens.

Reprodução / MedicineNet

A mastologista Rebeca Neves Heinzen explica que na vida real os lobos se parecem mais com uvas do que com pétalas e são mais bagunçados e numerosos que na representação. Além do que seu tamanho acaba variando a depender se a mulher está produzindo leite ou não. A representação real é mais sem graça que a representação 3D do app e se assemelha às imagens que você viu nos livros da escola, bem menos virais, mas mais corretas.

Veja também:
O tênis é rosa e branco ou cinza e verde água?

A verdade sobre o Sonic

Descobrimos que tipo de magia está rolando nesta imagem ampliada no Twitter

Sobre as autoras

Juliana Kataoka, jornalista e redatora, trabalhou no BuzzFeed Brasil, em agências de publicidade e outros veículos. Não consegue sair das redes sociais, mas jura que tenta. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram
Susana Cristalli, jornalista de formação, redatora de tudo um pouco e tradutora. Moradora da internet, acorda cedo pra varrer a calçada cheia de memes do dia anterior. Redes sociais: Twitter Facebook Instagram

Sobre o Blog

Vamos contar pra você, do nosso jeitinho, as histórias que mais quicaram na internet durante esta semana e que você talvez tenha perdido, ou não.

Quicando